Artigos - 12 de Julho de 2018PROJETO CARAJÁS

PROJETO CARAJÁS

Os números da mineração no Brasil são mesmo extraordinários.
É aqui que está a província mineralógica mais rica do mundo, de onde é extraído o minério de ferro de melhor qualidade (melhor teor), na Serra dos Carajás, no Estado do Pará.
O Projeto Carajás, da Vale do Rio Doce, teve inicio no fim da década de 70, e a quantidade de minério encontrada na região permitirá a atividade mineira por 500 anos, segundo as pesquisas geológicas pertinentes.
Outros minerais além do minério de ferro existem na região, que se desenvolveu através da atividade mineira.
A cidade de Paraupebas, no Pará, seguindo o exemplo de outras cidades mineradoras, apresenta o maior IDH – índice de desenvolvimento humano do Estado, apesar de ainda ser uma cidade pobre.
Estes dados, que revelam a grandeza dos nossos recursos minerais e os benefícios que a atividade mineradora traz, apontam a mineração como solução para o desenvolvimento econômico do país, merecendo total dedicação dos Poderes Públicos, na criação de políticas que facilitem o investimento na área.
Na região dos Carajás, o Projeto Carajás proporcionou a criação de um porto e de uma estrada de ferro, fomentando a malha de infraestrutura necessária ao desenvolvimento de qualquer comunidade.
E muito há por vir. A Vale acabou de por em prática, em Carajás, projeto audacioso baseado em alta tecnologia, reaproveitando recursos naturais, movimentando especialistas de vários países, e que já é considerado o maior projeto de mineração do mundo! 
É o chamado Projeto S11D, que criou, no pico da obras mais de 40 mil empregos, e que manterá cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos na região.
As inovações tecnológicas deste projeto permitiram reduzir em 70% o consumo de combustível (diesel) para o escoamento dos minérios, redução de 93% no consumo de água, eliminação de barragem de rejeitos, redução de 50% na emissão de gases do efeito estufa e economia de energia elétrica.
É o Brasil reafirmando-se como grande potência mineradora capaz de servir de exemplo para o mundo e de impulsionar nosso crescimento econômico trazendo benefícios para todo povo brasileiro, titular da riqueza mineral do nosso país. 

03/04/2017
Glaucia Barreiro
Barreiro e Mazarotto Sociedade de Advogados

Artigos e Notícias

Terceirizar mão de obra é muito diferente de fraudar!

As empresas devem estar atentas quando escolherem terceirizar seus serviços! As empresas devem estar atentas quando escolherem terceirizar seus serviços!... continuar lendo

Cuidados na hora de comprar um imóvel.

A compra e venda de um imóvel, pode não parecer, mas é um negócio bastante complexo! Não A compra e venda de um imóvel, pode não parecer, mas é um negócio bastante complexo! Não... continuar lendo

HOLDING PATRIMONIAL

Sua família vive da renda de alugueis? Já pensou em ter uma empresa para gerir esta Sua família vive da renda de alugueis? Já pensou em ter uma empresa para gerir esta... continuar lendo

O Dano Moral e o tempo - Quanto vale seu tempo?

Não é incomum a análise de especialistas em todos os setores sobre valor do "tempo" de Não é incomum a análise de especialistas em todos os setores sobre valor do "tempo" de... continuar lendo