25/8/2017 - Artigo

PROJETO CARAJÁS

Os números da mineração no Brasil são mesmo extraordinários.
É aqui que está a província mineralógica mais rica do mundo, de onde é extraído o minério de ferro de melhor qualidade (melhor teor), na Serra dos Carajás, no Estado do Pará.
O Projeto Carajás, da Vale do Rio Doce, teve inicio no fim da década de 70, e a quantidade de minério encontrada na região permitirá a atividade mineira por 500 anos, segundo as pesquisas geológicas pertinentes.
Outros minerais além do minério de ferro existem na região, que se desenvolveu através da atividade mineira.
A cidade de Paraupebas, no Pará, seguindo o exemplo de outras cidades mineradoras, apresenta o maior IDH – índice de desenvolvimento humano do Estado, apesar de ainda ser uma cidade pobre.
Estes dados, que revelam a grandeza dos nossos recursos minerais e os benefícios que a atividade mineradora traz, apontam a mineração como solução para o desenvolvimento econômico do país, merecendo total dedicação dos Poderes Públicos, na criação de políticas que facilitem o investimento na área.
Na região dos Carajás, o Projeto Carajás proporcionou a criação de um porto e de uma estrada de ferro, fomentando a malha de infraestrutura necessária ao desenvolvimento de qualquer comunidade.
E muito há por vir. A Vale acabou de por em prática, em Carajás, projeto audacioso baseado em alta tecnologia, reaproveitando recursos naturais, movimentando especialistas de vários países, e que já é considerado o maior projeto de mineração do mundo!
É o chamado Projeto S11D, que criou, no pico da obras mais de 40 mil empregos, e que manterá cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos na região.
As inovações tecnológicas deste projeto permitiram reduzir em 70% o consumo de combustível (diesel) para o escoamento dos minérios, redução de 93% no consumo de água, eliminação de barragem de rejeitos, redução de 50% na emissão de gases do efeito estufa e economia de energia elétrica.
É o Brasil reafirmando-se como grande potência mineradora capaz de servir de exemplo para o mundo e de impulsionar nosso crescimento econômico trazendo benefícios para todo povo brasileiro, titular da riqueza mineral do nosso país.

03/04/2017
Glaucia Barreiro
Barreiro e Mazarotto Sociedade de Advogados

Voltar para índice
 
   
Foco - CE Fale Conosco Notícias Áreas de Atuação Equipe Quem SomosHome