COMO MINIMIZAR RISCOS PARA SUA EMPRESA NA PANDEMIA

COMO MINIMIZAR RISCOS PARA SUA EMPRESA NA PANDEMIA

O PAPEL DAS EMPRESAS NA SOCIEDADE

 

Já passamos por mais de um ano de “pandemia”... muito já aprendemos, muitas adaptações tiveram que ser feitas em nossas vidas e em nossas empresas.

Muitas empresas não resistiram as restrições sanitárias, nem tiveram oportunidade de se adaptar para seguir em frente.

E os desafios são muitos! Ações trabalhistas relacionadas à COVID-19 já se aproximam de R$ 2 bilhões em valor estimado, são mais de 35 mil processos trabalhistas. As empresas respondem por expor seus colaboradores ao risco.

O que fazer? Sobretudo para as empresas dos setores da economia classificados como essenciais, que tiveram permissão expressa para manter suas atividades em funcionamento.

Como se sabe é do empregador a obrigação de manter um ambiente salubre e adequado ao trabalho, e neste sentido, também para as condições de saúde indicadas para o enfrentamento da pandemia.

Então manter o local de trabalho arejado, com revezamento de pessoal para diminuir o número de colaboradores no mesmo ambiente, adotar o sistema de home office quando possível, fiscalizar o uso obrigatório de máscaras e até mesmo fornecê-las aos colaboradores (adotando se possível o modelo PFF2 para ambientes fechados), disponibilizar álcool ou local para lavar as mãos regularmente, são medidas que a empresa DEVE adotar.

Como um diferencial que pode ajudar não só na saúde do próprio trabalhador mas também na demonstração da conduta exemplar da empresa, no cumprimento do seu dever de manter o ambiente de trabalho salubre e preservar a saúde dos seus colaboradores, DEVE investir em educação e conscientização!  

Preparar medidas educativas e eficazes que possam chegar aos seus colaboradores, de forma segura, conscientizando-os da importância do respeito as medidas protetivas até hoje conhecidas para enfrentamento da pandemia: uso de máscaras corretamente, higienização constante das mãos e distanciamento social, pode não só ajudar na prevenção ao coronavírus, como também dar conta do papel sócio-educativo das empresas.

Esse papel cada vez é mais valorizado e tem se mostrado como um ponto importante para, se não afastar, minimizar a responsabilidade das empresas em caso de adoecimento dos seus colaboradores.

A empresa deve estar cada vez mais atenta ao seu papel social de educar seus colaboradores e seu público, contribuindo para a construção de uma sociedade mais evoluída e consciente!

Barreiro e Mazarotto Sociedade de Advogados.

Glaucia Barreiro